quarta-feira, 18 de julho de 2007

"La Traviata" - Escolhidas as intérpretes para os principais papéis femininos.

A mais nova produção do Centro Cultural Teatro Guaíra, a ópera "La Traviata", de Giuseppe Verdi, apresentará nos principais papéis femininos a soprano italiana Luisa Giannini, e as mezzo sopranos curitibanas Diana Daniel e Ariadne Oliveira.

LUISA GIANNINI, soprano – Violeta Valery
Nasceu em Viareggio – Itália, e vive atualmente em Padova, concluindo o doutorado em letras, com especialização em música. Diplomada em canto no Conservatório de Castelfranco Veneto, possui amplo repertório lírico e de música de câmera, que fez com que se apresentasse nos principais teatros italianos, além de participar de tournèes na Argentina, Áustria, Canadá, China, França, Alemanha, Peru, Espanha e Suiça, sendo acompanhada por importantes orquestras, como Giovalile della Scala, Solisti Dauni, Filarmonica di Roma e Musichatria, tendo à frente importantes maestros, destacando Marco Boemi, Alessandro Sangiorgi e Isaac Karabtchevski.

Gravou em disco “Laudate Pueri” de Antonio Vivaldi (1994) e “24 melodie e altri racconti – Velut Luna” de A. Lincetto (1997).

Há três anos representa a cidade de Padova na manifestação “ 5 cities 5 voices”, em tournèe pela Europa nas cidades gêmeas; estes concertos foram gravados em três CD's (2000, 2001 e 2002), que poderão ser escutados no site www.5cities5voices.de.

Atualmente é docente de canto no Conservatório de Música A. Buzzolla de Adria em Rovigo na Itália.

DIANA DANIEL, mezzo soprano – Flora Bervoix
Aos vinte e um anos a cantora e violinista Diana Daniel já possui um currículo que inclui a participação em concursos e apresentações em diversos países dentre os quais Itália, Turquia, Irlanda e Estados Unidos.

A música faz parte da vida de Diana desde muito cedo. Começou a cantar com um ano de idade e aos três já estudava violino.

Aluna da mezzo soprano Denise Sartori e da violinista Simone Savytzky, atualmente reside nos Estados Unidos onde faz mestrado em música.

Começou seus estudos de canto com Denise Sartori aos 11 anos. Em 1999 e 2000 foi finalista do concurso Jovens Solistas da Ospa, cantando sob regência de Tulio Belardi. Em 2001, ganhou o prêmio Revelação em concurso da orquestra Petrobras Pró-música, solando sob regência de Roberto Tibiriça. Em

2003 iniciou seus estudos no Boston Conservatório, com a professora Marilyn Bulli, onde permaneceu por 4 anos, se formando com o diploma de Bacharelado em Canto com Ênfase em Opera. Em Boston, participou de varias produções de opera e cenas de opera no Boston Conservatório, fazendo papeis como Hermia em A Midsummer Night's Dream, Cherubino, Carmen, Ottavia em L'Incoronazione di Poppea, e Daughter em Akhnaten, de Philip Glass. Em 2006 foi finalista e ganhou o Prêmio Especial do

Juri no concurso Bidu Sayao. Em Curitiba, fez o papel de Chip, na opera infantil Chip and his Dog de Menotti, e Zerlina em Don Giovanni, ambas no Teatro Guaíra e sob a regência de Alessandro Sangiorgi. Em Setembro deste ano iniciara uma pós-graduação em Canto no Royal College of Music, em Londres.

ARIADNE OLIVEIRA, mezzo soprano - Annina
Natural de Curitiba, a mezzo soprano Ariadne Oliveira iniciou seus estudos musicais na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, graduando-se na Classe de Canto da renomada soprano Neyde Thomas.

Desenvolve intensa atividade musical, dedicando-se aos repertórios de câmera e operístico, apresentando-se regularmente em montagens de óperas e em recitais camerísticos em vários estados do Brasil, tendo também se apresentado em concertos na Itália.

Atuou como solista frente a várias orquestras e participou de concursos onde obteve importantes premiações.

Sobre a sua atuação na ópera La Traviata , de Verdi, encenada no Theatro São Pedro, (SP); escreveu o crítico Fábio de Mello: “A mezzo-soprano Ariadne Oliveira, cujo belo e raro timbre remete a uma jovem Marylin Horne é artista de brilho particular, como demonstrou com sua vibrante Flora Bervoix... Ariadne tem a garra típica daqueles que amam a sua profissão e deixa isto evidente na busca de superação em cada uma de suas ótimas apresentações. Ainda vai longe esta baixinha que fica gigante no palco.”

Nenhum comentário: