quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Ailson Martins, tenor - Giuseppe


Nascido no estado do Rio Grande do Sul, teve sua iniciação musical aos nove anos, com um acordeon, instrumento que se tornou um passatempo na época.

Em 1997 ingressou no coral da Universidade Federal do Paraná, onde por vários anos foi aluno de técnica vocal e interpretação, de Alvaro Nadolny. A partir daí se apresentou diversas vezes com o coral, em missas, oratórios e coros de óperas. No ano 2000, estreou como solista com a cantata nº 61 de Bach.

Em 2001, interpretou o papel de Macduff, numa montagem de Macbeth, em forma de recital, em homenagem aos 100 da morte de Verdi. Realizou recitais de Canto em 2002 e 2003, sob a orientação de Alvaro Nadolny e co-repetição de Karina Ferrer e de Luiz Fernando Melara, em diversas cidades. Ainda em 2003 interpretou o papel de Uriel na Criação de Haydn. Em 2004, esteve no papel de Aótus na estréia da ópera “Dois” de Alvaro Nadolny no Teatro da Reitoria da UFPR.

Em 2005, ingressou no Teatro Guaíra, onde participou da ópera La Bohème de Puccini, com a orientação de Emanuel Martinez, orientação vocal de Pedro Gória e Regência de Alessandro Sangiorgi, neste mesmo ano, participou da montagem da ópera Cavalleria Rusticana, no Festival de Bebedouro, SP, com orientação vocal de Neyde Thomas, sob a regência de Emanuel Martinez. Em 2006, participou da montagem da ópera Chip and His Dog, sob orientação vocal de Denise Sartori e Regência de Alessandro Sangiorgi, ainda neste ano, participou das montagens de Don Giovanni da Mozart e Stabat Mater de Rossini, ambas com a orientação de Emanuel Martinez, orientação vocal de Pedro Gória e regência de Alessandro Sangiorgi.

Atualmente, segue seus estudos de canto, técnica vocal e interpretação de ópera com a professora Denise Sartori.

Nenhum comentário: