quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Yuri Jaruskevicius, baixo-barítono - Dottor Grenvil


Yuri Jaruskevicius, baixo-barítono paulista de 25 anos, tem alcançado grande sucesso de público e crítica graças a uma grande versatilidade estilística, caminhando com imensa naturalidade da ópera à música de câmara, do barroco ao contemporâneo.

Participou de cursos e master classes com os renomados Neyde Thomas, Rio Novello, Niza de Castro Tank, Regina Elena Mesquita, Virginia Zeani Rossi-Lemeni, José van Dam, Marvin Keenze, Fiorenza Cossotto e Elena Obraztsova. Estudou interpretação cênica com Elvira Gentil e Vanice Pedrazzini e é aluno do soprano Efigênia Côrtes, com quem iniciou seus estudos de canto.

Ganhador dos concursos Honorina Barra (Curitiba-2000), Eleazar de Carvalho (SP e CE-2002) e Concurso Internacional Aldo Baldin (Florianópolis, SC-2003), e o 1º lugar na categoria música de câmara no 7º Concurso Internacional Marias Callas (SP-2005).

No Teatro Municipal de São Paulo, na série Vesperais Líricas, interpretou o papel de Enéas em Dido and Enéas de Purcell (2001), Fígaro no Le nozze di Figaro de Mozart (2003) e Emílio em Il capelo di paglia de Firenze de Nino Rota (2004) , Valentin no Fausto de Gounod (2006) e a ópera Owen Wingrave de Britten (2006).

Apresentou-se em grandes produções de óperas tais como La Bohème de Puccini (Schaunard), Die Schauspieldirektor de Mozart (Buff), La Traviata de Verdi (Barone Douphol), Il Barbieri di Siviglia de Rossini (Don Bartolo), Carmen de Bizet (Dancaire e Escamillo), L´Amico Fritz de Mascagni (Hanezò), Salvator Rosa de Carlos Gomes (Corcelli), I Capuleti ed I Montecchi de Bellini (Frei Lorenzo), L´Elisir d´Amore de Donizetti (Dulcamara) e a primeira audição da ópera A Tempestade, de Ronaldo Miranda junto à Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, entre outras, nos mais importantes teatros e salas de concerto de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Florianópolis sob a regência de maestros como Fábio de Oliveira Gomes, Marcello Mechetti, Carlos Lima, Elimiliano Patarra, Jefferson della Rocca, Marco Pace (Itália), Miguel Patrón Marchand (Chile), Abel Rocha e diretores de cena como Walter Neiva, Valério Lopane, Boris Laures, João Malatian, William Pereira e Enzo Dara.

Entre seus próximos trabalhos destaca-se o papel de Dulcamara em L´Elisir d´Amore em setembro na cidade de Limeira e o papel de Escamillo na Carmen de Bizet em Buenos Aires em dezembro.

Nenhum comentário: