quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Elenco feminino


LUISA GIANNINI
Soprano – Violeta Valery Nasceu em Viareggio – Itália, e vive atualmente em Padova, concluindo o doutorado em letras, com especialização em música. Diplomada em canto no Conservatório de Castelfranco Veneto, possui amplo repertório lírico e de música de câmera, que fez com que se apresentasse nos principais teatros italianos, além de participar de tournèes na Argentina, Áustria, Canadá, China, França, Alemanha, Peru, Espanha e Suiça, sendo acompanhada por importantes orquestras, como Giovalile della Scala, Solisti Dauni, Filarmonica di Roma e Musichatria, tendo à frente importantes maestros, destacando Marco Boemi, Alessandro Sangiorgi e Isaac Karabtchevski. Gravou em disco “Laudate Pueri” de Antonio Vivaldi (1994) e “24 melodie e altri racconti – Velut Luna” de A. Lincetto (1997).

Há três anos representa a cidade de Padova na manifestação “ 5 cities 5 voices”, em tournèe pela Europa nas cidades gêmeas; estes concertos foram gravados em três CD's (2000, 2001 e 2002), que poderão ser escutados no site http://www.5cities5voices.de./ Atualmente é docente de canto no Conservatório de Música A. Buzzolla de Adria em Rovigo na Itália.




DIANA DANIEL
Mezzo soprano – Flora Bervoix Aos vinte e um anos a cantora e violinista Diana Daniel já possui um currículo que inclui a participação em concursos e apresentações em diversos países dentre os quais Itália, Turquia, Irlanda e Estados Unidos. A música faz parte da vida de Diana desde muito cedo. Começou a cantar com um ano de idade e aos três já estudava violino. Aluna da mezzo soprano Denise Sartori e da violinista Simone Savytzky, atualmente reside nos Estados Unidos onde faz mestrado em música.Começou seus estudos de canto com Denise aos 11 anos. Em 1999 e 2000 foi finalista do concurso Jovens Solistas da Ospa, cantando sob regência de Tulio Belardi. Em 2001, ganhou o prêmio Revelação em concurso da orquestra Petrobras Pró-música, solando sob regência de Roberto Tibiriça. Em 2003 iniciou seus estudos no Boston Conservatório, com a professora Marilyn Bulli, onde permaneceu por 4 anos, se formando com o diploma de Bacharelado em Canto com Ênfase em Opera.

Em Boston, participou de varias produções de opera e cenas de opera no Boston Conservatório, fazendo papeis como Hermia em A Midsummer Night's Dream, Cherubino, Carmen, Ottavia em L'Incoronazione di Poppea, e Daughter em Akhnaten, de Philip Glass. Em 2006 foi finalista e ganhou o Prêmio Especial do Juri no concurso Bidu Sayao. Em Curitiba, fez o papel de Chip, na opera infantil Chip and his Dog de Menotti, e Zerlina em Don Giovanni, ambas no Teatro Guaíra e sob a regência de Alessandro Sangiorgi. Em Setembro deste ano iniciara uma pós-graduação em Canto no Royal College of Music, em Londres.




ARIADNE OLIVEIRA
Mezzo soprano - Annina
Natural de Curitiba, a mezzo soprano Ariadne Oliveira iniciou seus estudos musicais na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, graduando-se na Classe de Canto da renomada soprano Neyde Thomas.

Residiu na Europa de 2005 a 2007, tendo a oportunidade de aperfeiçoar-se com a mezzo-soprano Bianca Maria Casoni (docente da Accademia do teatro Alla Scala di Milano, Itália). Em Berlin, fez aulas de aperfeiçoamento com o barítono Roman Trekel, membro efetivo do Staatsoper Unter den Linden, professor da Hochschule für Musik Hanns Eisler (Berlin, Alemanha).

Desenvolve intensa atividade musical, dedicando-se aos repertórios de câmera e operístico, apresentando-se regularmente em montagens de óperas e em recitais camerísticos em vários estados do Brasil, tendo também se apresentado em concertos na Itália.

Em seu repertório operístico constam personagens como: “Rosina” (IL Barbiere di Siviglia), “Isabella” (L’Italiana In Algeri), ambas de Rossini, “Cherubino” (Le Nozze di Figaro, de Mozart), “Sièbel” (ópera Fausto, de Gounod), “Cornélia” (Giulio Cesare, de Haendel), “Flora Bervoix” (La Traviata, de Verdi), “Terceira Dama” (Die Zauberflöte, de Mozart), “Lola” (Cavalleria Rusticana, de P. Mascagni), “La Suora Zelatrice”, (Ópera Suor Angélica, de Puccini), “Hansel” (Hansel Und Gretel, de Humperdinck), “Maddalena” (Rigoletto, de Verdi), entre outras.

Como solista, participou das seguintes obras camerísticas: “Oratório de Natal”, de Camille Saint-Saëns, “Drummondiana – Cantoria Para Voz e Orquestra”, de Guerra – Peixe, “Fantasia Coral”, de Beethoven, “Adiemus - Songs Of Sanctuary”, de Karl Jenkings, (primeira audição Sulamericana), “Seven Last Words From The Cross”, de James Mac Millan, “Stabat Mater”, de Pergolesi, sendo este ultimo realizado no encerramento do festival Barroco “Arcadia In Musica”, em Arezzo (Itália).

Atuou como solista frente a várias orquestras como: Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra da Camerata Antiqua de Curitiba, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (RS), Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (SP), Orquestra do Instituto ESART, (Castelo Branco, Portugal), Orquestra UNISINOS (RS), e da Orquestra de Câmera “La Officina de li Affetti” (IT), e sob a regência de importantes maestros, entre os quais: Alessandro Sangiorgi (Sinfônica do Paraná), Massimiliano Carraro, (professor e maestro da Academia do Teatro Alla Scala de Milão, Itália), Wagner Polistchuk (SP), Emmanuel Martinez (PR), Fábio Gomes de Oliveira (SP), Giuseppe Marotta, (diretor musical do teatro La Fenice, de Veneza, Itália).

No mês de Junho de 2004 apresentou-se no Theatro Municipal de São Paulo, cantando árias de Rossini, em recital promovido pelo Istituto Italiano di Cultura, Associazione Marchigianni in Brasile e Cia Ópera São Paulo, em homenagem a este compositor italiano.

*Ariadne Oliveira participou de vários concursos onde obteve as seguintes premiações:

- “Segundo Grande Prêmio Feminino”, no VI Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas, realizado em Março de 2003, em São Paulo, recebendo grandes elogios da crítica especializada.

- Venceu o concurso de canto organizado pela OSPA, (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre), em Julho de 2004, tendo em seguida se apresentado junto a esta grande orquestra.

- Foi vencedora do Concurso “Ópera La Traviata”, de Verdi, sendo selecionada para interpretar o papel de “Flora Bervoix”,na montagem realizada em Setembro de 2004, no Theatro São Pedro, (SP), sob a regência de Carlos Lima, e direção cênica de Walter Neiva, (SP).

- Venceu o “8° Cia Opera São Paulo International Festival”, em Setembro de 2004, sendo escolhida por um destacado júri, para interpretar o papel de “Rosina”, na montagem da ópera “IL Barbiere di Siviglia”, realizada em Maio de 2005, em São Paulo, sob a regência do maestro Fábio Gomes de Oliveira e direção cênica de Valerio Lopane, (Itália).

- Venceu o Concurso VITAE, edição de 2005, sendo contemplada com uma bolsa de estudos para aperfeiçoar seus estudos de canto em Milão (Itália).

*Comentários Sobre a sua atuação segundo a crítica especializada:

“Na concorrida final do concurso, a excelente candidata, Ariadne Oliveira, de Curitiba, comprovou suas principais características: técnica bem apoiada em critério, comedimento, suavidade, concentração e musicalidade exemplar, deixando bem claro que poderia estar entre as primeiras colocadas.”

-Sobre a sua atuação no VI Concurso Nacional de Canto Maria Callas, (SP). Por Fábio de Mello, crítico de ópera. Site nacional de música “Movimento.com”, em 01/04/2003.

“A mezzosprano Ariadne Oliveira, cujo belo e raro timbre remete a uma jovem Marylin Horne é artista de brilho particular, como demonstrou com sua vibrante Flora Bervoix...Ariadne tem a garra típica daqueles que amam a sua profissão e deixa isto evidente na busca de superação em cada uma de suas ótimas apresentações. Ainda vai longe esta baixinha que fica gigante no palco.”

- Sobre a sua atuação na ópera La Traviata , de Verdi, encenada no Theatro São Pedro, (SP); por Fábio de Mello, em 21/09/2004. Site “movimento.com”.

Nenhum comentário: